01 abr 2018

PROCAVE 40 anos

Institucional Sem comentários

por Andrea Scussel


Se o melhor empreendimento é sempre o próximo, como costuma dizer seu fundador, a PROCAVE ainda tem milhares de metros quadrados pela frente na construção da sua obra prima. Este pensamento traduz a filosofia da empresa que este mês completa seu 40º aniversário e, é reconhecida no mercado da construção civil como sinônimo de excelência. Quem ainda não ouviu falar dela? Mas, o que talvez pouca gente conheça é o seu significado, a origem da palavra e da sua história. Vamos ter que voltar no tempo, exatos 40 anos, e quem nos conduz nessa retrospectiva é Nivaldo Pinheiro, o empresário que mantém os pés no presente e os olhos no futuro.

O nome

PROCAVE é a abreviação de Promotora de Construções e Vendas, com uma letra invertida para ficar foneticamente harmoniosa. Sim, a sugestão partiu de um conhecido do jovem corretor de imóveis, Nivaldo Pinheiro, que gostou do nome. E assim se fez a PROCAVE – Assessoria de Imóveis vendendo lotes em Blumenau e no litoral. O ano era 1978.

O início

A frente da nova empresa, um homem reservado, vindo do interior do estado, que pouco falava e muito ouvia. Embora fosse desprovido de uma vida social, trazia na bagagem ideias e ideais. Mas era preciso encontrar uma forma de expressá-las e compensar sua timidez colocando-as em prática. Naquela época, a comunicação era presencial e os encontros entre profissionais do ramo imobiliário uma rica fonte de informações. Foi nesse ambiente que o fundador da recém-nascida PROCAVE deu voz aos seus propósitos construtivos e iniciou uma atividade paralela à corretagem.
“Eu sempre dei muito valor ao que as pessoas falavam naquelas reuniões. Os anseios e necessidades relacionadas à moradia foram a matéria prima para o meu trabalho”. O que existia eu já conhecia, queria oferecer algo mais, com mais qualidade”, relembra o empresário.
Nivaldo já tinha no pai, que era carpinteiro e pedreiro, a referência da construção civil. Esta familiaridade com o setor serviu de impulso para o grande passo. A vontade era muita e os recursos eram poucos, o que não foi empecilho para a confiança que ele depositava no seu próprio trabalho. Acima de tudo, teve ao seu lado em toda essa empreitada, o suporte, a garra e dedicação de sua esposa, Miriam, uma fonte inesgotável de criatividade e determinação.

A ousadia empreendedora do corretor encontrou no arquiteto Delmar Castelo de Souza a mão certa para iniciar as obras. As primeiras casas construídas já se diferenciavam nos projetos. Eram arrojados e em loteamentos pouco explorados, resultado de uma parceria sólida que é mantida até hoje em todas as obras. “O foco da PROCAVE sempre foi o projeto e o arquiteto, desde o início. E para isso foi preciso ampliar a mente, buscar conhecimento e referências de arquitetura e tecnologia. Eu fiz isso através de algumas entidades, entre elas a FIESC, onde me engajei no projeto de integração empresarial. Ele me proporcionou contato com o mercado externo e as viagens abriram novos horizontes para o nosso processo construtivo”, reconhece Nivaldo.

A essência

A mente expandida do homem empreendedor refletiu imediatamente na alma da empresa. A PROCAVE passou a enxergar o mercado da construção de uma forma holística, muito mais humanizada e sensível aos desejos dos seus clientes. Nivaldo Pinheiro define o ato de construir com paixão e empatia: “Não se constrói uma casa ou um apartamento para morar uma semana, um mês. É um bem para a vida inteira, para muitas gerações. Construímos o lugar onde irão viver pais, filhos e netos. Um imóvel é uma garantia de longo prazo. Seja grande ou pequeno, ele precisa ser confortável, e ter um belo design. Eu nunca gostei de ambientes apertados e sempre me preocupei com a estética e a funcionalidade. Quero o mesmo para os moradores de um PROCAVE, que vivam bem, com conforto e qualidade”.
A funcionalidade a que se refere o empresário passa pelos detalhes. A abertura de uma porta no banheiro, por exemplo, que se for de correr ao invés de abrir muda totalmente a dinâmica no uso do ambiente, tornando-o mais prático e confortável. Sustentabilidade é outra questão muito bem cuidada em cada empreendimento. Antes mesmo de virar um chavão, a palavra sustentável já fazia sentido para a PROCAVE. E as ações não ficavam só no reaproveitamento da água da chuva, o que é importante, sem dúvida, mas eram aplicadas diretamente na saúde da casa. E o que faz uma casa saudável? “Sol, ventilação e luminosidade. É preciso ter uma orientação solar correta e aberturas de janelas com medidas largas para a entrada da luz natural e circulação de ar. E isso é uma questão de projeto. Claro que uma grande área envidraçada vai custar mais do que uma parede de alvenaria, mas é aí que entra o investimento na qualidade de vida longa”, responde o fundador da PROCAVE.
“Buscamos reproduzir nos nossos empreendimentos as referências que trouxemos de vários países. A Europa, por exemplo, é o berço da arquitetura com seus preciosos detalhes em construções que levaram centenas de anos para serem concluídas. Eles inspiram novas versões adaptadas para a época atual e o estilo brasileiro. Eu penso que, uma construção que permanece por muitas gerações, não pode de forma alguma causar prejuízo estético ao local. A fachada tem que ser uma referência visual, por isso cada detalhe do projeto é tão importante e nós procuramos resgatar valores e aprimorar técnicas”, afirma Nivaldo.

Linha do tempo

Toda história tem um marco, ou vários. É o caso da PROCAVE que, depois do desafio de construir a primeira casa, busca em um investidor reforço estrutural e financeiro para dar início ao seu primeiro edifício em 1986. Era o Villa Romana, com dois apartamentos por andar em um bairro nobre e central de Blumenau, onde não existiam prédios. Mais uma vez, o jovem tímido vai além e antecipa o futuro em terrenos ainda não desbravados. Foi neste período, enquanto construía seu novo marco que o país se viu sob o caos econômico causado pelo plano cruzado. Quem lembra? A PROCAVE transformou a situação em um grande desafio, entregou a obra dentro do prazo prometido e deu início ao Le Castellet superando todas as expectativas. Era a voz da determinação falando alto.
Nivaldo recorda outro momento marcante: “Nessa mesma época, uma casa de frente para o mar em Balneário Camboriú entrou num negócio de venda em Blumenau, o que deu inicio a construção do Stellamaris, o nosso primeiro edifício no litoral”.

A partir de então, a PROCAVE começou a construir simultaneamente em Blumenau e Balneário Camboriú e, não demorou muito para causar uma revolução no conceito da construção civil à beira mar. O Golden Star Residence foi erguido sob o signo da inovação. Era o primeiro empreendimento da cidade a oferecer uma área de lazer e convivência no térreo de frente para o mar, na área nobre do terreno. Ele foi entregue em 1993, ano que marcou uma mudança de mentalidade, modificou a visão dos construtores e influenciou na estrutura da cidade. “Os pequenos apartamentos que até então eram construídos com a finalidade única de veraneio, se transformaram em amplos espaços, com alto padrão de qualidade nos acabamentos e passaram a ser a moradia das famílias de toda a região. Os nossos clientes de Blumenau, que já conheciam o nosso produto e confiavam no nosso trabalho, foram os primeiros a adquirir um apartamento no Golden Star. Lembro desse momento com muita gratidão”, comenta Nivaldo.
O mercado então percebeu a importância da construção de qualidade. E a PROCAVE pode deixar a modéstia de lado e afirmar que foi pioneira no conceito de lazer com privacidade, segurança e integração com o mar.
Em 2001 o empresário e sua família se transferiram para Balneário Camboriú. Com eles a PROCAVE também se fixou na cidade já com sua marca registrada: tapumes limpos e responsabilidade socioambiental.
O ano de 2003 divide a história da PROCAVE com a cisão da sociedade firmada em 1986. O Victoria Residence foi o primeiro empreendimento construído nesta nova fase. A empresa se compromete com o objetivo de ser referência em obras de alto padrão no litoral catarinense. E assim o fez! Em 2009 o Costão da Barra é inaugurado e considerado um marco de excelência na área da construção civil. Mas, para o visionário fundador a melhor obra é a que está por vir e, o Brava Home Resort concluído em 2015 foi a prova viva do seu pensamento.
Em 2018, o primeiro trimestre do ano marca a linha do tempo com a entrega do Colégio Bom Jesus, em Itajaí.

PROCAVE Hoje

Aos 40 anos, pode-se dizer que a empresa está madura. As técnicas construtivas foram lapidadas, as idéias renovadas e a marca consolidada. Então está tudo pronto em um molde? Não exatamente, para a PROCAVE a construção é um processo contínuo e uma obra é um elemento vivo. “Nenhuma obra é tão boa que não possa ser melhorada. Nunca entregamos um empreendimento conforme o seu projeto inicial, sempre com alterações para melhor. Por que vamos entregar um elevador especificado na planta no inicio da obra, se depois de três anos quando estiver finalizando teremos a opção de um mais moderno, com nova tecnologia? E assim acontece com outras soluções de arquitetura e engenharia, estamos em constante evolução”, revela o empresário.
Hoje, a maturidade abre os braços para o vigor de uma equipe jovem. A PROCAVE dá espaço para aprendizes, compartilha conhecimento, troca informações e experiências. Sob o olhar adulto de quem conhece profundamente a arte da construção civil, a segunda geração da família Pinheiro vai se preparando para a sucessão. As três filhas e a esposa fazem eco aos valores éticos do pai e marido e a filosofia da empresa.
Se for para falar de números, atualmente a PROCAVE se traduz em mais de 550 mil m² de área construída em 28 empreendimentos realizados com o trabalho de todos os funcionários que ao longo desses 40 anos construíram a sua história. Hoje, são 100 colaboradores na administração e mais 300 nas obras, de empresas terceiras.
Para Nivaldo, o maior capital da empresa está na relação de confiança estabelecida com seus clientes, com o mercado e colaboradores. “Essa confiança não é depositada só na empresa, é muito mais pessoal. É uma responsabilidade enorme para mim e ao mesmo tempo uma grande satisfação. Meu sentimento é de gratidão por cada cliente e por cada pessoa que me abriu uma porta”.
E quando recorda o início dessa história, complementa dizendo que “nossos primeiros clientes não tinham nenhuma outra referência da PROCAVE além da minha palavra. Eles acreditaram em mim e isso é de um valor inestimável, só tenho a agradecer”.

PROCAVE Amanhã

O futuro? É para ele que a PROCAVE aponta. O foco passa a ser projetos comerciais e de serviços, com uma percepção externa de contribuição para a sociedade. A visão do amanhã é muito clara para a empresa que enxerga o todo, em 360 graus. “O nosso propósito é construir empreendimentos que sejam agentes transformadores e de desenvolvimento para a cidade. Se uma cidade vai bem, as pessoas vão bem e as empresas também. Mas se uma cidade vai mal, tudo vai mal. Eu acredito no crescimento compartilhado, ele não pode ser algo individual. E esse trabalho de construir para as cidades, não gera ganhos financeiros, gera ganhos compartilhados para uma sociedade, uma comunidade e, acima de tudo, um ganho pessoal”, conclui Nivaldo Pinheiro.
Uma das obras em andamento é um hotel em Itajaí que irá fortalecer e modernizar a rede hoteleira da cidade, até então carente. Os projetos residenciais seguem em pauta e, com certeza serão construídos sobre novas tecnologias e conceitos de bem viver de uma comunidade. Sendo assim, o melhor empreendimento será o próximo!
Quanto ao seu fundador… Ele vai continuar falando pouco, ouvindo bastante, enxergando longe e fazendo muito. Membro atuante da ACII (Associação Empresarial de Itajaí), do SINDUSCON (Sindicato da Indústria de Construção Civil) de Balneário Camboriú e do Instituto +BC, uma entidade não governamental que tem por objetivo de fomentar os principais projetos de interesse da cidade. Nivaldo ainda tem participação na FIESC.

PROCAVE sob o ponto de vista do cliente

“Nós buscamos no empreendimento da PROCAVE um espaço para viver muitos e muitos anos das nossas vidas com liberdade e com sofisticação. PROCAVE para mim é um sonho de família. Torna os sonhos realidade”.
(Carlos Eduardo Cechinel)

“Digo e repito: é difícil um atendimento com a qualidade que a PROCAVE nos proporcionou. Morar neste empreendimento, o Brava Home Resort é um privilégio”. A decoração, no início, nós pensamos como turistas porque achávamos que viríamos só na temporada. Mas na verdade a coisa tomou outro rumo e praticamente transferimos nossa vida para cá”.
(Mario Valente Filho e Denise Zonardi Valente)

” Com o que eu mais fiquei feliz na compra do imóvel foi com o pós-venda. Nós tivemos um total atendimento e isso pra mim é muito importante porque a gente não vê em outros empreendimentos. Eu dizia que a PROCAVE era um sonho… e pra mim era um sonho, mas eu consegui realizar”.
(Ester Dassoler)


“A PROCAVE é uma construtora visionária e uma realizadora de sonhos. Eles dão retorno pra gente também, existe uma troca. Eu acho que um bom negócio é exatamente assim: quando os dois lados ganham. Eu gostaria muito de deixar aqui o meu agradecimento para a PROCAVE”.
(Helga Frasseto)


“Os idealizadores do Brava Home não imaginam o quanto eles fazem as pessoas felizes. A PROCAVE pra mim é uma idealizadora de sonhos, ela proporciona coisas que outros lugares não te proporcionam”.
(Marcia Pereira)

“Desde que eu assinei o contrato, tudo se realizou de forma exemplar, ou seja: tudo no seu devido momento, não teve nenhum percalço. Quando nós mudamos, conseguimos ir percebendo a construção, vivenciando cada dia e comemorando a liberação de cada etapa da obra. Viver aqui é mágico!”.
(Ricardo Urbanski e Sabrina de Almeida)

Comentários

Sem comentários para “PROCAVE 40 anos”

Deixe seu comentário