16 nov 2012

Decoração de Natal | Ideias para enfeitar a casa

Decoração, Novidades Sem comentários

Decoração de Natal, veja como fazer. A Procave selecionou 10 dicas para enfeitar a casa. Quer ver?

Decoração de Natal

Uma bela festa de Natal pede uma decoração especial.Vamos começar  os preparativos? Para entrar no clima, toda a casa deve estar decorada, desde a porta de entrada até a clássica árvore de natal.Olhe cuidadosamente todos os ambientes, faça um levantamento dos enfeites que você já tem, separe as peças que você mais gosta e compre novos, se necessário. Há quem goste da decoração clássica, com muito vermelho, verde e dourado. E também quem prefere ousar, optando por uma árvore estilizada e uma decoração reinventada, por exemplo. O importante é escolher o tema que mais agrada, que combine com o estilo da casa e que harmonize com o jeito  de ser dos moradores.

Confira aqui 10 dicas com ideias simples de decoração. Criatividade,originalidade, elegância, estilo clássico ou moderno.O importante é vestir a casa para o Natal!

Como fazer a Decoração de Natal da casa

1- Para o ambiente não ficar muito carregado, procure retirar todos os objetos de decoração e colocar somente os enfeites, como botas, laços, árvores, guirlandas, arranjos natalinos e o próprio Papai Noel.

2- Vermelho, verde e branco são as cores do Natal. Para uma decoração mais  harmoniosa, busque combinar estas três cores nas toalhas, almofadas, louças e enfeites. Um toque de dourado ou prateado traz mais requinte para o ambiente e você pode investir em tons neutros que são sinônimo de sofisticação. Uma decoração toda clara é uma opção moderna.

Amofadas de Natal um toque especial a decoração

Decoração de Natal para as cadeiras

Papai Noel para decorara a casa

3- O que seria do natal sem as luzes? As mini lâmpadas são peças importantíssimas na decoração natalina, elas criam toda a magia do momento. Escolha os espaços em que as lâmpadas farão o melhor efeito: na árvore de natal, na janela, na mesa, nas portas, nas folhagens, vasos de chão, e onde desejar iluminar. As versões em LED são modernas e adequadas para quem pensa em sustentabilidade. As luzes de natal também podem ser substituídas  pelas velas em belos  arranjos, deixando o clima ainda mais acolhedor.

Luzes de natal deixam a decoração mais bonita e brilhante

A árvore de natal. Todas as atenções se voltam para ela

4- Como a árvore de natal é o centro das atenções na decoração da casa, coloque-a em um  local de destaque. Não se esqueça de deixar um espaço ao seu redor para  os presentes, sempre embrulhados em lindas caixas e papéis coloridos. As embalagens são complementos que fazem a diferença na decoração.

5 – Montar a  árvore de natal é o  melhor momento dos preparativos, e pode ser muito divertido também. Que tal integrar a família nesta tarefa? Procure combinar as cores dos adornos com a decoração escolhida para todos os cômodos  da casa. Assim, a árvore não fica muito pesada e colorida em excesso, criando uma harmonia. Siga nos mesmos tons e abuse da criatividade nos enfeites, que vão muito além de bolas e laços.

6 – E no  alto da árvore? Coloque sempre um enfeite que chame a atenção. Pode ser um grande laço de fitas, um anjo, um arranjo elaborado, um sino ou a tradicional estrela dourada.

Árvores de natal para decoração

 

Decoração da  mesa da ceia

7 – Laços contrastando com a cadeira dão um charme a mais. Utilize taças e copos  coloridos. Aposte no brilho, afinal é a ceia de Natal, a tão esperada  noite de luz!

8 -Se você optar por uma mesa em branco, os talheres, baixelas e detalhes em dourado ficam melhores! Já se optar por cores fortes, como o Vermelho, prefira talheres e detalhes em prata.

9- A comida também pode ser apresentada de maneira divertida e com estilo, atuando como parte da decoração, um belo enfeite na mesa. Neste caso, frutas e doces diversos são a melhor opção. Além de lindos, são muito saborosos e irão complementar a sua ceia.

Mesas decoradas para ceia de natal

 

Que tal? Já imaginou sua casa ou  apartamento  decorado para o Natal?

Os símbolos do Natal. De onde vêm essas tradições?

As tradições natalinas enfeitam as festas com o toque dos arranjos e enfeites, transformando a casa num espaço decorado e mágico. E os símbolos do Natal, o que eles representam? O Blog da Procave pesquisou e compartilha neste post o  texto de   Tânia Du Bois.

• Dezembro: o solstício de inverno (no hemisfério norte). A estação representa o começo do ciclo e a preparação para o nascimento do rei sol, que traz luz.
•Árvore de Natal: eram utilizadas para reverenciar as divindades, na mitologia grega. Conta a lenda que havia três árvores próximas ao presépio: uma oliveira, uma tamareira e um pinheiro. A oliveira ofereceu azeitonas; a tamareira, suas tâmaras; mas o pinheiro não tinha nada para ofertar. Lá do alto, as estrelas desceram do céu e pousaram sobre os galhos do pinheiro oferecendo-se como presente.
•Velas: o fogo é usado por diversos povos para exorcizar os maus espíritos.
•Guirlandas: representam a mandala, um diagrama de círculos e quadrados, considerada a chave para que o homem se conscientize das qualidades que o pendem ao eterno ciclo de nascimentos e mortes.

Folhas: o azevinho, utilizado para simbolizar o flagelo de Cristo; o visco e a hera eram considerados plantas mágicas pelos druidas, antigos sacerdotes gauleses e bretões, porque se mantém verdes em pleno inverno.

•Estrelas: simbolizam a luz permanente.
•Presentes: durante a festa em honra ao rei Saturno, dos romanos, em dezembro eram distribuídos presentes ao longo do mês.
•Cores: o ouro ou os metais dourados são associados ao Sol. O verde é a renovação, a cor que tem o poder de regeneração e de se transformar em energia vital. O vermelho está associado ao fogo e ao amor divino.
•Papai Noel: o ancestral do Papai Noel é São Nicolau, que foi bispo de Myra, no século IV. Era um homem bondoso que se comprazia em presentear os pobres. Foi o cartunista Thomas Nast, no século XIX, quem criou as feições rechonchudas e o figurino que conhecemos hoje.

 

(Fonte: http://www.recantodasletras.com.br  )

Referências

http://claudia.abril.com.br

http://gnt.globo.com

http://www.melhoramiga.com.br

 

 

Comentários

Sem comentários para “Decoração de Natal | Ideias para enfeitar a casa”

Deixe seu comentário