11 jun 2018

3 dicas para aumentar sua concentração

Estilo de Vida, Qualidade de Vida Sem comentários

Nunca foi tão difícil manter a concentração. Além da correria do dia a dia, das responsabilidades do trabalho e dos nossos afazeres domésticos, precisamos lidar com a verdadeira enxurrada de informações que uma vida conectada nos traz a todo momento. Seja a mensagem de um amigo ou uma notícia que desperta nosso interesse, sempre tem alguma coisa acontecendo que pode tirar completamente o foco das nossas atividades.

Hoje, praticamente todos os profissionais tem algum problema de concentração. Isso porque nunca existiram tantos canais de comunicação e não conseguimos nos desligar completamente deles. Já imaginou, por exemplo, ficar sem internet durante o trabalho? Daí acabamos dividindo nossa preciosa atenção. A boa notícia é que isso tem solução. De acordo com especialistas, a concentração é uma habilidade que pode ser desenvolvida como qualquer outra. Então, preste bastante atenção nessas dicas e comece já a melhorar sua capacidade de foco:

1. Faça exercícios regularmente

Falar sobre os benefícios de se exercitar chega a ser até repetitivo: todo mundo sabe que praticar algum exercício físico regularmente traz diversos benefícios para o nosso bem-estar. Isso inclui reforço muscular, fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de doenças, diminuição do colesterol ruim, entre muitos outros.

E para ficar ainda melhor, praticar exercícios também ajuda a melhorar nossa concentração. Segundo um estudo da University of Illinois, a prática aeróbica ajuda no desenvolvimento das regiões do cérebro ligadas à memória e à atenção. E não pense que é preciso se matar na academia durante horas para desfrutar de algum benefício. De acordo com especialistas, um período de meia hora de exercícios moderados, como uma caminhada, já estimula o aumento do processamento de informações.

2. Faça pequenas pausas

Todo mundo já passou por uma situação onde precisa resolver um problema grande ou uma atividade complexa, mas, depois de algum tempo, simplesmente não consegue manter a concentração e render o que deveria. Isso tem uma explicação científica: estudos mostram que nosso cérebro só consegue só consegue focar num único objetivo por cerca de uma hora, no máximo. Depois, ele precisa de um descanso.

Fazer pequenas pausas durante a sua rotina é altamente recomendado. Aliás, um dos grandes aliados nessa hora é o café. De acordo com pesquisadores austríacos, a ingestão de cerca de 230 ml deixa você menos suscetível a distrações – um benefício muito bem-vindo no nosso mundo hiperconectado de hoje. Além de melhorar sua concentração, os intervalos também contribuem para aliviar o estresse, algo muito importante para que você volte a sua atividade com bateria recarregadas e melhor preparado.

3. Durma o suficiente

Pode ser curioso pensar que algo tão rotineiro quanto o nosso sono tenha algum impacto sobre nossa concentração, mas a verdade é que dormir bem é fundamental para mantermos nossa saúde em dia. A falta de sono é relacionada ao desenvolvimento de diversos problemas, como o aumento do risco de doenças cardiovasculares, o aumento no consumo de calorias que acaba resultando no ganho de peso e até na degeneração do cérebro.

Por isso, os médicos recomendam que nós tenhamos pelo menos 7 horas de sono todas as noites. Estudos mostraram que esse período ajuda a aumentar nossa atividade cerebral. E nem é preciso dizer que isso faz maravilhas pela nossa concentração. Se você não tiver tempo ou for uma daquelas pessoas que só consegue pegar no sono bem tarde da noite, não precisa ficar preocupado: segundo especialistas, tirar pequenas sonecas durante o dia também traz benefícios para o organismo e pode ajudar você a melhorar seu foco diário.

Por fim, vale uma dica um tanto óbvia, mas que não custa nada lembrar: se você deseja realmente melhorar sua concentração, procure se afastar um pouco de todas as distrações que rodeiam você. Pode até ser por um curto período de tempo, como 1 hora. O fato é que esvaziar a mente traz diversos benefícios para suas funções cognitivas, favorece a memória e facilita a tomada de decisões.

E mais: 5 aplicativos para exercitar sua concentração

Se você for do tipo que não pode – ou não consegue – ficar nem cinco minutinhos longe do celular, então sugerimos que você ao menos use seu aparelho em seu benefício. Listamos aqui cinco ótimos aplicativos para exercitar seu cérebro e ajudar a melhorar sua concentração:

Brain Wars

Estimule sua concentração com uma série de atividades que podem ser realizadas sozinho ou desafiando outros usuários. Disponível para Android e iOS.

Lumosity

Aplicativo desenvolvido por uma equipe de cientistas e designers que traz 25 jogos cognitivos para treinar diferentes áreas do seu cérebro. Disponível para iOS e Android.

Fit Brains Trainer

Desenvolvido por um professor do Cirurgia Neurológia da Universidade de Pittsburg (EUA), o app oferece 360 sessões de treinamento para desenvolver sua aptidão cerebral. Disponível para iOS, Windows Phone e Android.

Peak

Mais de 30 opções de jogos que oferecem uma combinação de atividades para desenvolver concentração, memória, linguagem e mais, em períodos curtos de tempo de 10 a 15 minutos. Disponível para Android e iOS.

Eidetic

Focado no desenvolvimento da memória, esse app utiliza o método da repetição para melhorar sua capacidade de memorização. Disponível para iOS, Windows Phone e Android.

Fontes: O Globo, Olhar Digital, União Saúde, Época Negócios, Exame, Forbes.

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