08 jun 2018

As cidades mais verdes do mundo

Qualidade de Vida, Sustentabilidade, Turismo Sem comentários

Quem não gosta de curtir a natureza? Passear em meio às árvores, com aquele clima refrescando e a paisagem esverdeada contrastando com o céu azul. Acalma só de pensar, não é? É por isso que muitas associações de viagens e institutos têm se dedicado nos últimos anos a eleger uma lista com um tipo especial de cidades: as cidades mais verdes do mundo.

Nesse post, vamos mostrar pra você duas listas diferentes de cidades mais verdades: a da TravelBird, um site de viagens holandês e a do MIT, o famoso instituto de tecnologia americano.

Critérios para a lista da TravelBird

Imperdível para quem gosta de viajar e ama o Meio Ambiente, a lista de cidades mais verdes da TravelBird foge de grandes metrópoles urbanas e prioriza cidades que possuem um perfil mais natural mesmo. E nada foi escolhido ao acaso: para chegar às 50 finais, eles estabeleceram uma série de critérios.

O grande objetivo da lista foi promover a sustentabilidade e reconhecer o esforço de cidades que trabalham para serem mais ecologicamente amigáveis. Assim, foram estabelecidos três tipos de categoria de espaços verdes:

• Natural
• Feito pelo homem
• Produção de comida

Para tornar a análise mais precisa, cada categoria foi subdividida no tipo de espaço que ela representa:

Natural: floresta e bosque.
Feito pelo homem: parque, jardim público, grama cultivada e campo de golfe.
Produção de comida: vinícola, pomar e terras agrícolas.

Para mostrar como cada espaço natural dessas cidades impacta a experiência de viagem de uma pessoa, a TravelBird utilizou as informações sobre as áreas verdes e apresentou como “m²/pessoa”. A 10ª colocada Riga, na Letônia, por exemplo, possui 11,10 m²/pessoa de parques. Dessa forma, eles encontraram as cidades mais indicadas para turistas ecologicamente amigáveis. Vamos à lista:

As 10 cidades mais verdes da TravelBird

1. Reykjavik (Islândia)
2. Auckland (Nova Zelândia)
3. Bratislava (Eslováquia)
4. Gotemburgo (Suécia)
5. Sydney (Austrália)
6. Praga (República Tcheca)
7. Roma (Itália)
8. Berna (Suíça)
9. Hamburgo (Alemanha)
10. Riga (Letônia)

Cidades mais verdades: o que diz a tecnologia

Cada dia que passa, somos surpreendidos com novas tecnologias que realizam tarefas que nunca poderíamos imaginar há algum tempo atrás. E uma delas foi criada justamente para apontar qual a cidade mais verde do mundo. O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveu um algoritmo especialmente para identificar a cidade mais verde do planeta, mas com um diferencial: utilizando a perspectiva das pessoas que andam pelas ruas.

A ideia é bem interessante, afinal, leva em conta a natureza que de fato percebemos quando visitamos os locais. Por mais que determinada cidade possua uma floreta gigantesca, ela não impacta diretamente nossa experiência de viagem. E é exatamente sobre o verde que faz a diferença que a pesquisa do MIT atua.

Critérios para a lista do MIT

Para chegar ao resultado final da lista de cidades mais verdes, o algoritmo do MIT analisa imagens do Google Street View, que mostra a visão das ruas de uma cidade em primeira pessoa, e faz uma porcentagem do que é, de fato, natureza. O estudo, chamado de Treepedia, gera mapas de vegetação que são combinados para resultar no Green View Index (GVI), índice que classifica as cidades mais verdes. Paris, na França, por exemplo, foi considerada a cidade mais “cinza”, com apenas 8,8% de GVI.

As 10 cidades mais verdes da Treepedia

1. Singapura
2. Sydney (Austrália) e Vancouver (Canadá)
3. Cambridge (Estados Unidos)
4. Durban (África do Sul)
5. Sacramento (Estados Unidos) e Johannesburgo (África do Sul)
6. Frankfurt (Alemanha)
7. Genebra (Suíça)
8. Amsterdã (Holanda)
9. Seattle (Estados Unidos)

Além dessas listas, existem muitas outras, organizadas por outras instituições que elegem as cidades mais verdades do mundo. Selecionamos essas duas porque elas oferecem abordagens bem fundamentas e interessantes nas suas escolhas. O importante é que, seja qual for o critério escolhido para realizar sua próxima viagem, agora você já tem ótimas opções para curtir a natureza ao máximo em praticamente todos os cantos do mundo. Então, aproveite!

Fontes: Notícia ao Minuto, TravelBird, Gazeta do Povo, Treepedia.

Comentários

Sem comentários para “As cidades mais verdes do mundo”

Deixe seu comentário