25 maio 2018

As cidades com as melhores universidades

Carreira Sem comentários

Preparar uma lista com as melhores universidades do mundo não é apenas uma curiosidade, mas também uma forma de reconhecer instituições que se esforçam para manter a excelência no ensino ao mesmo tempo que oferece uma motivação para que essa qualidade seja mantida. Por isso, esse tipo de lista é considerado muito importante e costuma gerar expectativa na véspera da sua divulgação. Mas essa que a gente traz aqui pra você tem um detalhe diferente: ela aponta as cidades em que as melhores universidades estão instaladas.

A ideia é do Times Higher Education, que anualmente divulga listas com as 200 e as 500 melhores universidades do mundo. No ano passado, ela resolveu fazer uma terceira seleção, com as cidades que concentravam as instituições. O resultado não chegou a ser uma surpresa, já que as universidades europeias e americanas possuem grande renome, mas não deixa de ser bastante interessante.

1. Londres e Boston-Cambridge – 6 universidades

Londres reúne nada menos que seis universidades do top 200: Imperial College London, King’s College London, London School of Economics and Political Science, Queen Mary University of London, Royal Holloway, University of London e University College London.

Empatada em primeiro, as duas cidades que formam a região de Boston-Cambridge abrigam mais seis: Boston University, Universidade Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Northeastern University, Universidade Tufts, Universidade de Massachusetts.

2. Paris e Hong Kong – 5 universidades

Paris: École Polytechnique, Paris Sciences et Lettres – PSL Research University Paris, Universidade Paris-Sorbonne – Paris 4, Paris-Sud University, Pierre and Marie Curie University.
Hong Kong: Chinese University of Hong Kong, City University of Hong Kong, Hong Kong Polytechnic University, Hong Kong University of Science and Technology, University of Hong Kong.

3. Berlim e Los Angeles – 4 universidades

Berlim: Charité – Universitätsmedizin Berlin, Free University of Berlin, Humboldt University of Berlin, Technical University of Berlin.
Los Angeles: California Institute of Technology (Caltech), Universidade da Califórnia, em Irvine; Universidade da Califórnia, em Los Angeles; University of Southern California

4. Estocolmo e Nova Iorque – 3 universidades

Estocolmo: Instituto Karolinska, KTH Royal Institute of Technology e Stockholm University.
Nova Iorque: Universidade Columbia, Universidade de New York (NYU) e Rutgers, the State University of New Jersey.
Em quinto lugar, com 2 universidades, aparecem diversas cidades dos mais diferentes lugares do mundo, como Singapura, Montreal e Barcelona. Nenhuma cidade brasileira aparece na lista.

As melhores universidades do Brasil

E o Brasil? Já que a lista do THE não traz nenhuma cidade brasileira, buscamos informações do nosso país. Assim, encontramos o Índice Geral de Cursos (IGC), que aponta as melhores universidades e institutos federais brasileiros.
A IGC avalia as instituições dando notas que vão de 1 a 5, de acordo com uma série de critérios, como os CPC dos cursos avaliados nos últimos três anos, a média dos conceitos de avaliação CAPES dos programas de pós-graduação stricto sensu, entre outros. Instituições com notas 4 e 5 são consideradas excelentes e abaixo de 3, insatisfatórias.

Universidades e Institutos Federais

1. Universidade Estadual De Campinas
2. Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul
3. Universidade Federal De Minas Gerais
4. Universidade Federal Do Rio De Janeiro
5. Fundação Universidade Federal Do Abc
6. Universidade Federal De São Paulo
7. Universidade Federal De Santa Catarina
8. Universidade Federal De Lavras
9. Universidade Federal De Viçosa
10. Universidade Federal De São Carlos

Melhores faculdades

1. Escola Brasileira De Economia E Finanças
2. Escola De Economia De São Paulo
3. Instituto Tecnológico De Aeronáutica
4. Faculdades Est
5. Faculdade São Leopoldo Mandic

Fontes: Época Negócios, Estudar Fora, InfoMoney, Times Higher Education, Exame.

Comentários

Sem comentários para “As cidades com as melhores universidades”

Deixe seu comentário